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Premiados 2023


  • Melhor Monografia

    Documentário. Filmes para salas de cinema com janelas, de Eduardo Tulio Baggio

    Um trabalho de particular pertinência, que contribui para destacar a actualidade do documentário e reflectir teoricamente sobre as tensões e os desafios com que este género hoje se defronta.



  • Melhor Coletânea de Textos

    O Quarto Perdido do Motel X. Os Filmes do Terror Português, coordenado por João Monteiro e Filipa Rosário

    Uma colectânea particularmente rica pela exaustividade e diversidade de perspectivas que apresenta. No volume analisam-se filmes do género terror realizados em Portugal e num período que vai de 1911 a 2006. Tal investigação mostra como há uma unidade histórica e cultural no imaginário português, através deste percurso, pelo modo específico como são realizados os filmes de terror em Portugal. Os capítulos estão organizados de forma coerente e estabelecem uma ponte entre a academia e o público em geral, interessado em cinema.



  • Melhor Ensaio

    As Ilhas Encantadas (1965): Melville and Portuguese “Novo Cinema”, da autoria de José Duarte

    Estamos perante um ensaio de rasgada originalidade, com grande acerto teórico e investigativo. É ainda um trabalho alicerçado numa profunda relação entre os dois objectos: o livro e o filme, não descurando o contexto histórico da época em questão.



  • Melhor Trabalho de Estudante de Pós-Graduação

    The Two Models of Iberian Women’s Access to Silent Cinema, de Elena Cordero Hoyo

    Uma investigação inédita e muito completa, constituindo um contributo valioso para o conhecimento do papel desempenhado pelas mulheres ibéricas no início do cinema.






Arquivo

  • Premiados 2022

    Melhor Monografia

    Brazilian Cinema and the Aesthetics of Ruins de Guilherme Carréra
    Brazilian Cinema and the Aesthetics of Ruins, de Guilherme Carréra constitui um importante e inovador contributo para o estudo do cinema brasileiro, desde o Cinema Novo e o Cinema Marginal até ao cinema documental contemporâneo. Trata-se de um texto de leitura acessível, destacando-se a originalidade do tema e o equilíbrio entre uma linguagem académica e uma forma pedagógica de escrita, com muitas referências importantes. A análise inclui três tipos de documentários que, incidindo sobre geografias distintas e construindo representações diferentes de ruínas, têm em comum uma visão profundamente crítica das noções dominantes de progresso e de subdesenvolvimento do território brasileiro. A cartografia dos destroços, desenhada por Carréra, compreende, pois, um vasto percurso que abrange desde os subúrbios de Brasília e do Rio de Janeiro aos mais afastados territórios indígenas. O júri valorizou o facto de se tratar de uma editora de referência e de uma obra fundamental não só para a história do cinema brasileiro, mas para o cinema no seu todo.



    Melhor Coletânea de Textos

    Imitações da Vida – Cinema Clássico Americano: Ensaios para Mário Jorge Torres, organizado por José Bértolo
    Imitações da Vida – Cinema Clássico Americano: Ensaios para Mário Jorge Torres é uma antologia muito rica e uma homenagem muito merecida ao Mário Jorge Torres, professor e crítico. O título da antologia privilegia o género cinematográfico preferido do homenageado, mas incide sobre todo o período designado como cinema clássico americano. Saliente-se o excelente prefácio de José Bértolo, que esclarece a estrutura da antologia e que, em “diálogo” com um texto de Italo Calvino, “Autobiografia de um espectador”, reflete sobre alguns dos traços a partir dos quais é possível (re)pensar o cinema clássico americano. Consideramos importante ainda destacar a diversidade de autores portugueses de várias gerações ligadas ao cinema, onde se incluem vários autores proeminentes e com um contributo muito reconhecido neste campo.



    Melhor Ensaio

    Unfinished: The Cinema of Noémia Delgado de Manuela Penafria
    Unfinished: The Cinema of Noémia Delgado é um texto bem conseguido e fundamental por tratar de uma figura de certo modo esquecida do cinema português. Manuela Penafria resgata a vida e a obra de Noémia Delgado num texto que recupera o discurso da própria cineasta, permitindo vislumbrar um trajeto acidentado, relativamente desconhecido e bastante singular no contexto do cinema português, mas que poucas vezes terá merecido a atenção da academia. A autora prossegue um percurso de investigação em torno de uma teoria dos cineastas que vai aos poucos desvendando a presença, o olhar e o ponto de vista dos que estão atrás da câmara. Este prémio pretende distinguir a relevância do tema e a qualidade da pesquisa, bem como a sua abordagem clara e precisa, suportada por referências fundamentais.



    Melhor Trabalho de Estudante de Pós-Graduação

    Obsolescence: the Nostalgic Look de Sandra Camacho
    Obsolescence: the Nostalgic Look oferece uma reflexão estruturada, sistemática, com elevada qualidade do ponto de vista analítico e teoricamente muito bem sustentada sobre Fábrica, de Daniel Blaufuks. O texto, muito bem redigido e fundamentado, faz uma excelente arqueologia dos media, articulando uma série de referências. Sandra Camacho trabalha de forma exemplar a ideia de obsolescência, com o ponto central da sua reflexão a incidir sobre o efeito de nostalgia produzido pela interação dos diversos materiais utilizados por Blaufuks, designadamente, imagens de arquivo, fotografia digital e vídeo, bem como filmes em Super-8. O facto de Blaufuks ter utilizado filmagens em super-8, isto é, um medium já obsoleto e fora de moda, é particularmente relevante para a reflexão da autora do ensaio, dado que, como observa a própria, “with its tonality, format and noise — might be read as a nostalgic trigger in a digital world”. Este prémio pretende ser um incentivo para que a autora prossiga nesta vertente de pesquisa e com este mesmo rigor.



  • Premiados 2021

    Melhor Monografia

    JOSÉ BÉRTOLO - SOBREIMPRESSÕES. LEITURAS DE FILMES (2019)
    Os ensaios que compõem a monografia de José Bértolo começaram por ser textos publicados, à razão de um por mês, entre setembro de 2017 e novembro de 2018, no website À pala de Walsh. Para este livro, o autor reviu-os, modificou-os e acrescentou outros, que antes haviam tomado a forma de comunicações em diversos encontros académicos. O júri destaca, aqui, o estudo nada compósito sobre o conceito de “sobreimpressão”, que surge clarificado e consolidado pelas leituras dos diferentes objetos fílmicos, em análises de grande rigor e maravilhamento.



    Melhor Coletânea de Textos

    LÚCIA NAGIB, RAMAYANA LIRA DE SOUSA E ALESSANDRA SOARES BRANDÃO - ANIKI V. 5 N. 3 DOSSIÊ 'O CINEMA BRASILEIRO NA ERA NEOLIBERAL' (2018)
    Esta coletânea de textos corresponde a um dossiê publicado pela revista Aniki sobre o cinema brasileiro na era neoliberal, organizado por Lúcia Nagib, Ramayana Lira de Sousa e Alessandra Soares Brandão. Ao atribuir este prémio, o júri destaca a qualidade geral dos artigos reunidos no dossiê, que contribuem de formas diversas para traçar um quadro denso da resistência do cinema brasileiro ao projeto neoliberal, desta maneira valorizando a ligação da criação cinematográfica à atualidade social e política.



    Melhor Ensaio

    FÁTIMA CHINITA - "ROY ANDERSSON'S TABLEAU AESTHETIC: A CINEMATIC SOCIAL SPACE BETWEEN PAINTING AND THEATRE" (2018)
    A análise que Fátima Chinita opera da trilogia de Roy Andersson vai além de um exame apurado daqueles três filmes do cineasta sueco: engendra uma profunda reflexão acerca de conceitos como a espacialidade, a representação fílmica, o cruzamento entre pintura e cinema, ou a relação entre arte e vida. A originalidade das leituras propostas não recusa, porém, o diálogo com pensadores e críticos que, anteriormente, se ocuparam dos conceitos que neste ensaio são operativos. Foi esta relação com teorias fílmicas, num olhar agudo sobre uma obra, transformado em apreciação da arte, que o júri decidiu premiar.



    Melhor Trabalho de Estudante de Pós-Graduação

    PEDRO FLORÊNCIO - "ESTRATÉGIAS CUMULATIVAS PARA UM PONTO DE VISTA DE NENHURES EM FREDERICK WISEMAN"
    Trata-se de um trabalho desenvolvido no contexto de uma investigação de doutoramento que analisa a construção do olhar documental no cinema de Frederick Wiseman através da prática da montagem. Com este prémio, o júri premeia o rigor e a originalidade da pesquisa de Pedro Florêncio sobre a obra deste importante cineasta norte-americano.