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CFP

. Fechado

Chamada para Trabalhos genérica

XIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA AIM 

28 a 31 de maio, 2024

Escola Superior Artística do Porto


CHAMADA DE TRABALHOS

Prazo de submissão: 26 de novembro, 2023


- Comunicações

A AIM convida à submissão de propostas de comunicação, em português, galego, castelhano ou inglês, que não excedam os 1500 carateres (incluindo espaços), nas seguintes áreas (que poderão ser alargadas a outras): cinema, televisão, vídeo e media digitais. As propostas para este Congresso Internacional podem ser submetidas por membros da AIM (inscrição gratuita) e por não-membros (taxa de inscrição de 60€, paga após aceitação).

As contribuições poderão assumir a forma de comunicações individuais ou painéis pré-constituídos. Alguns painéis poderão ter respondentes. Os proponentes que já sejam membros da AIM terão de renovar a sua inscrição e proceder ao pagamento das quotas relativas à anuidade de 2023 até 20 de novembro de 2023 (75€/trienal; 50€/bienal, 30€/normal; 20€/ desempregados e estudantes de licenciatura e mestrado).


- Filmes

O XIII Congresso Internacional da AIM vai ter também várias sessões especiais dedicadas à apresentação de filmes dos nossos associados enquanto realizadores, argumentistas ou membros da equipa técnica, pelo que abrimos agora uma chamada para filmes com o intuito de que qualquer membro da AIM possa submeter, para além da sua proposta de comunicação, uma proposta de filme para ser projetado e comentado durante o nosso Congresso: podem ser submetidas longa-metragens ou curta-metragens de ficção ou de não-ficção, mesmo vídeo-ensaios, em qualquer formato digital.


Para fazer esta submissão, será necessário aceder à sua área de membro e preencher o formulário adequado com o título do filme, resumo, biografia da pessoa que faz a submissão, função (realizador, argumentista, membro da equipa técnica, etc.) e um link para assistir ao filme em alguma plataforma digital (como Vimeo ou YouTube). As propostas de filmes serão avaliadas por uma comissão de seleção formada por três membros da Direção da AIM.


- Nova publicação

Anunciamos que, em 2024, as comunicações apresentadas no Congresso Internacional da AIM poderão ser convertidas em artigos para submissão a revisão por pares e publicação em livro pela prestigiada editora Imprensa de Ciências Sociais. Espera-se que esta iniciativa, que tem como propósito atribuir mais relevância e destaque aos trabalhos de grande qualidade apresentados no Congresso, passe a ocorrer de modo regular. Em devido tempo serão dadas todas as orientações sobre prazos e normas relacionadas com a submissão dos artigos.


- O Congresso

Criada em 2010, a AIM pretende reunir em Portugal o conjunto de investigadores que têm em comum objetos e temas de pesquisa relacionados com a imagem em movimento. Com este objetivo, realizaram-se já doze encontros anuais: na Universidade do Algarve, Faro (2011), na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (2012), na Universidade de Coimbra (2013), na Universidade da Beira Interior, Covilhã (2014), no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2015), na Universidade Católica Portuguesa, Porto (2016), na Universidade do Minho, Braga (2017), na Universidade de Aveiro (2018), na Universidade de Santiago de Compostela (2019), uma edição virtual (2021), uma edição híbrida na Universidade de Évora (2022) e uma última edição, também híbrida, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real (2023).




Chamadas de Trabalho específicas dos Grupos de Trabalho da AIM

  • Cultura Visual Digital

    Entre os objetos de estudo deste GT encontram-se as manifestações da cultura visual em contextos digitais e a miscigenação de diferentes regimes visuais e práticas do olhar. Interessam-nos tanto as ruturas como as continuidades trazidas por transformações da produção, circulação e apropriação da cultura visual como a Internet 2.0, o cinema digital ou os pequenos media de ecrã que ligam quotidianamente o espaço público e o privado. Privilegiamos a investigação histórica, cultural e estética das relações entre diferentes regimes de visualidade como o cinematográfico, o televisual ou o artístico. Damos especial atenção às teorias da intermedialidade como forma de fertilizar os conhecimentos sobre novos e velhos media e convocamos os estudos de cinema, a teoria dos media, a história e a teoria da arte para investigar a cultura visual digital.


    Sugestão de tópicos:

    - arqueologia dos media;

    - história das técnicas cinematográficas e televisivas;

    - formas culturais nativas da Internet 2.0;

    - modos de produção, exibição e distribuição digitais e a Internet 2.0;

    - relocalização da experiência cinematográfica;

    - teorias do dispositivo cinematográfico/audiovisual

    - ideologias da cultura audiovisual contemporânea;

    - críticas da cultura participatória;

    - animação, documentário, live cinema, realidade virtual, transmedia, videoclipe, vídeo-ensaio.


    As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


    Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


    Em caso de dúvidas sobre este call interno, contactar: , ,

  • Ecocinemas

    O Grupo de Trabalho Ecocinemas procura mapear as relações entre o cinema e o que designamos como mundo natural, reconhecendo o humano como elemento mediador dessa articulação, mas respondendo e reagindo, também, à tendência geral para o antropocentrismo que se encontra quer na produção cinematográfica, quer na pluralidade das abordagens críticas canonizadas no âmbito dos estudos fílmicos. O Grupo promove uma discussão alargada desta problemática, sem se reger por nenhum foco geográfico, temporal ou genológico específico. Assim, pretende-se aferir e caracterizar a heterogeneidade e a riqueza das configurações que o natural tem obtido na história do cinema, tanto na ficção quanto no documentário, e tanto em obras que se enquadram explicitamente no campo da ecocrítica quanto noutras obras que, ainda que não o fazendo de forma explícita, contêm um subtexto ecológico que potencia uma perspectiva ecocinematográfica. Por um lado, a reflexão desenvolvida no âmbito deste Grupo versa sobre os modos como o cinema apresenta animais, plantas, fungos, os elementos, etc.

    Por outro lado, ela debruça-se sobre os meios pelos quais o cinema pode questionar e transformar estes habitantes e elementos não-humanos do planeta, bem como as dinâmicas de poder e de influência que os humanos mantêm com eles. A acentuada amplitude do debate comporta cruzamentos entre questões de ordem mais estritamente filosófica ou estética e tópicos mais directamente associáveis ao ambientalismo e ao activismo político.

    Inscrevendo-se no campo dos estudos fílmicos, a actividade desenvolvida neste grupo beneficia de métodos e epistemologias provenientes de outras áreas disciplinares, como a ecocrítica, a filosofia, o ecofeminismo, os estudos queer, ecologias da paisagem e da paisagem sonora, a biologia, a botânica, a geologia, entre outros.


    Sugestões de reflexão:

    - Documentarismo e filme de natureza

    - Poéticas da contemplação

    - A temporalidade do cinema e do mundo natural

    - Extinção e preservação

    - Natureza e géneros cinematográficos (cli-fi, eco-horror, disaster film, slow cinema, etc.)

    - Antropocentrismo e o ponto de vista não-humano ou mais-do-que-humano

    - Metamorfoses do natural

    - Natureza e paisagens sonoras

    - Cinema e políticas ambientais

    - Práticas da imagem em movimento activistas não-ocidentais

    - Cinema experimental e vídeo-arte


    As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


    Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


    Em caso de dúvidas sobre este call interno da AIM, contactar: jlbertolo@gmail; mailecolbert@gmail.com; mouzinho.susana@gmail.com

  • Cinemas em Português

    Entre os objetos de estudo do Grupo de Trabalho Cinemas em português, e como potenciais temas orientadores deste Call for papers interno, encontram-se as questões relacionadas aos sistemas de coprodução, distribuição e exibição nas cinematografias da diáspora portuguesa, brasileira e dos países africanos de língua portuguesa. Interessam-nos as questões relacionadas com a produção, a distribuição, os circuitos de distribuição, a exibição e a circulação destes cinemas. Especial atenção será dada ao trabalho de recolha de dados e às investigações cultural e estética sobre os novos processos de produção e de autoria que construam ligações e que informem sobre a identidade local, periférica e/ou supranacional. Todos os usos do audiovisual/cinema podem ser utilizados em todos os diferentes regimes de existência, expressividade e identidade.


      As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


      Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


      Em caso de dúvidas sobre este call interno da AIM, contactar: Leandro Mendonça: ljrmendonca@gmail.com; Jorge Cruz: jlzcruz@gmail.com; laispllara@gmail.com

    • Paisagem e Cinema

      Este ano, as comunicações do GT irão centrar-se nos tópicos “Paisagem e Fronteira”, para refletir sobre a forma através da qual a imagem em movimento aborda e representa fronteiras territoriais e culturais, assim como limites identitários e emocionais, considerados em articulação com a representação de mundos, espaços, paisagens.


      Temas sugeridos:

      - Zonas fronteiriças, fronteiras nacionais e estatais;

      - Centros e periferias, margens, zonas tribais;

      - Territórios de conflito e disputas territoriais;

      - Experiências da fronteira do ponto de vista da geografia, história e antropologia;

      - Fronteiras coloniais e pós-coloniais;

      - “Civilização” vs. wilderness no século XXI;

      - Cartografias emocionais e viagens interiores na experiência da fronteira;

      - Migração: pertença, limites e fronteiras.


        As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


        Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


        Em caso de dúvidas sobre este call interno, favor contactar: Filipa Rosário: filiparosario@gmail.com / Fran Rebelatto: francieli.rebelatto@gmail.com / André Francisco: andrefafrancisco@gmail.com


      • Economia e Gestão na Imagem em Movimento

        Convidamos toda a comunidade científica a submeter os seus resumos ao nosso recente GT Economia e Gestão na Imagem em Movimento. Sugerimos temas que estejam ligados à gestão, financiamento, processos brurocráticos, legais e técnicos aplicados à produção, promoção e distribuição de obras de imagem em movimento.


        Sugestão de tópicos direcionados à imagem em movimento:

        - Departamento de Produção

        - Produção financeira e Produção criativa

        - Processos burocráticos e legais ligados à criação e exploração da obra

        - Financiamento público e privado

        - Gestão financeira da obra

        - Apoios, Parcerias e Coproduções

        - Marketing e Publicidade na imagem em movimento

        - Exibição, Difusão e Distribuição da obra

        - Ferramentas e programas de apoio à gestão da obra

        - Novas tecnologias na imagem em movimento

        - Desenvolvimento de habilidades e implementação de mecanismos de previsão e resolução de problemas

        - Instrumentos de análise e rastreio do consumo e apreciação de obras de imagem em movimento

        - Entre outros que sejam considerados pertinentes para este GT


        As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


        Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


        Em caso de dúvidas sobre este call interno, contactar: cff.moreira7@gmail.com; insclh@gmail.com; angelicacoutinhorj@gmail.com

      • Teoria dos Cineastas

        O principal objetivo do GT "Teoria dos Cineastas" é o de aproximar a teoria do cinema da reflexão dos próprios cineastas no seu contributo para abordarem e compreenderem quer a sua própria obra, quer o cinema. Pretendemos estimular uma teoria do cinema que utilize fontes diretas como as suas referências fundamentais, nomeadamente, os filmes e todas as manifestações orais e escritas dos cineastas. Por seu lado, propomos alargar o conceito de cineasta de modo a incluir não apenas o realizador, mas todos os que contribuem para a criação cinematográfica, como atores, argumentistas, montadores, diretores de fotografia, etc. O objetivo de estudar o cinema a partir dos cineastas e colocar a teoria do cinema em diálogo com o pensamento e poética de cada cineasta assume-se como uma alternativa ao apoio que a teoria do cinema tem ido buscar a outras disciplinas como a História, a Sociologia, a Psicanálise ou, mais recentemente, a Teoria Cognitiva. Pretendemos estimular e testar a novidade e originalidade que o estudo teórico sobre o cinema pode receber dos cineastas. De igual modo, pretendemos dar continuidade a processos de reflexão já existentes sobre o pensamento e poética dos cineastas. Inspirada no livro “As Teorias dos Cineastas” (2002), de Jacques Aumont, a abordagem que este GT tem vindo a desenvolver tem ampliado a discussão sobre praticamente todas as vertentes que se relacionam com o cinema, indo, inclusivamente, às questões mais fundamentais do labor fílmico, como o processo criativo ou o alargamento da noção de “filmografia” de modo a incluir filmes inacabados.


        Sugestão de tópicos:

        - o pensamento e poética dos vários cineastas: realizadores, produtores, atores, montadores, diretores de fotografia, etc., através dos seus escritos, como manifestos, cartas, livros, textos, entrevistas ou outras manifestações verbais e/ou escritas

        - a dimensão teórica da crítica cinematográfica (nomeadamente aquela produzida por críticos que também são cineastas)

        - revisitar a teoria do cinema discutindo conceitos e temáticas tendo como inspiração a perspetiva de cineastas

        - como os cineastas se influenciam mutuamente

        - relatos de cineastas sobre filmes inacabados ou não concretizados (de forma a compreender melhor o trajeto desses cineastas e enquadrar essas obras em potência na sua filmografia)


        As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


        Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


        Em caso de dúvidas sobre este call interno da AIM, contactar Manuela Penafria: penafria@ubi.pt


      • Narrativas Audiovisuais

        Em cinema e em todas as formas audiovisuais em crescente desenvolvimento e multiplicação nesta era de tecnologias digitais, a narrativa é uma parte intrínseca do objeto artístico e da respetiva experiência. Kenneth Weaver Hope (1975: 49) chega ao ponto de afirmar que vemos em forma narrativa. As histórias resultantes da imaginação humana não se podem desligar do processo pelo qual são veiculadas. Em narratologia (Gérard Genette), o ato de narrar é conhecido por enunciação (em inglês: “storytelling”) e o conteúdo da narrativa é o enunciado ou história (em inglês: “story” [told]) – o discurso e a forma narrativa distinguem-se do seu conteúdo e mensagem. No seu sentido mais básico, uma narrativa pressupõe um discurso. Este evolui de um estado (um princípio) para outro (um fim) ao longo do tempo, e é agenciada por alguém (autor, narrador, personagem) ou algo (câmara, próprio filme) (Jost e Gaudreault, 1990). Certos conteúdos das narrativas são factuais e outros são completamente ficcionais, mas o ímpeto efabulatório persiste em ambos. O grupo de trabalho de Narrativas Audiovisuais da AIM dedica-se ao estudo do conteúdo e da forma narrativa em todos os produtos e processos audiovisuais, compostos tanto de imagens como de sons (em conjunto ou em separado) e em todos os canais de difusão, orientados para todos os tipos de público.


        Exemplos de tópicos particulares:

        - Importância da narrativa;

        - História e enredo;

        - Questões de enunciação;

        - A Jornada do Herói;

        - Fórmulas narrativas clássicas;

        - Estruturas não lineares ou alternativas;

        - Recorrências, encaixamentos, metalepse, e outros padrões narrativos;

        - Experimentalismo Formal;

        - Narrativas sobre a narrativa / metaficção / metanarrativa;

        - (In)verosimilhança narrativa;

        - Contextos narrativos;

        - Formas narrativas e sociedade, cultura, ciência, religião, arte;

        - Aspetos particulares da construção de histórias (personagens, desenlace, twist, ausência de diálogos, mundos...)



        As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


        Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


        Em caso de dúvidas sobre este call interno da AIM, contactar: mariaguilherminacastro@gmail.com, crdm@esmad.ipp.pt, jorgepalinhos@gmail.com

      • O Cinema e as Outras Artes

        Este grupo de trabalho de tem como objetivo reunir investigações que articulem as manifestações artísticas no âmbito das relações do cinema com as outras artes. Trata-se de privilegiar estudos que observam criticamente os liames e limiares entre a imagem fixa, a imagem em movimento e os processos artísticos experimentais. O cinema, o audiovisual, a fotografia e suas formas híbridas se apresentam como territórios estratégicos para pensarmos não apenas o estatuto da imagem na contemporaneidade como também seus usos éticos, estéticos, políticos e afetivos.

        - As relações entre a imagem fixa, a imagem em movimento e os processos artísticos experimentais;

        - O audiovisual e suas formas híbridas;

        - Éticas, estéticas, políticas e afetos nas imagens em movimento;

        - Tensões em torno das relações entre cinema e outras artes;

        - O dispositivo cinema, suas acepções, tensões e reformulações a partir de suas dinâmicas tecnológicas, estéticas, arquitetônicas, políticas e econômicas;

        - Processo criativo inerente ao cinema de vanguarda, engajado ou experimental, à videoarte, ao cinema expandido, ao ativismo, ao cinema de artista e a instalação;

        - O que uma imagem, os movimentos de imagens, fazem ver, fazem fazer?


        As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


        Em caso de dúvidas sobre este call interno, contactar: Anabela Dinis Branco de Oliveira: <literaturaecinema@gmail.com> / Felipe Muanis: <munis@mac.com> / Fernanda Bastos: <fernandabastos1@gmail.com>

      • Cinema e Educação

        O cinema é um objeto estético com especificidades próprias, cuja fruição e leitura requer um mínimo de informações sobre aspetos diferenciados da sua linguagem, de modo a compreendermos mais completamente a sua expressão e o seu impacto recetivo. Toda a experiência fílmica acarreta o potencial de utilização e aplicação vital, quer do ponto de vista formal como não-formal. Assim, o cinema representa um considerável recurso formativo e educativo, concretizado ou em potência. A sua crescente utilização enquanto recurso didático advém da sua linguagem inventiva e de uma capacidade narrativa que promove a abordagem de uma variedade ilimitada de temas e conteúdos, referenciadores da realidade existente ou simulada. Em contexto educativo, o cinema promove modos de experimentação que motivam e envolvem mais ativamente os estudantes no processo de aprendizagem, fortalecendo os ecossistemas educomunicativos nas suas mais variadas formas. Para combater o alheamento da escola e da sociedade em relação ao cinema, passando da sua instrumentalização para a compreensão da sua especificidade e importância sociocultural e educativa, pretendemos explorar o potencial teórico e empírico da sétima arte enquanto fonte de conhecimento e como promotor do pensamento crítico, da sensibilidade ou da criatividade.


        A presente call centra-se, então, em perspetivas teóricas, metodológicas ou empíricas centradas nas possíveis relações entre o cinema e a educação.


        Sugestão de tópicos:

        - ensinar o cinema (abordagens e projetos pedagógicos que exploram as especificidades artísticas do cinema);

        - ensinar com o cinema (propostas de utilização didática do cinema em diferentes contextos, áreas curriculares, disciplinares e níveis de ensino); 

        - ensinar pelo cinema (experiências artísticas de cinema produzidas em contexto educativo).


          As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


          Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


          Em caso de dúvidas sobre este call interno da AIM, contactar: elsa.mendes@pnc.gov.pt, jmoreira@uab.pt ou sdtrindade@letras.up.pt

        • Cinemas pós-coloniais e periféricos

          Interessa-nos a discussão em torno de cinemas emergentes em contextos pós-coloniais, muitos destes à margem das cinematografias nacionais, geralmente em periferias urbanas. Interessa-nos a revisão crítica das formas e das representações hegemônicas, eurocêntricas e também os movimentos sociais, culturais e artísticos que potencializaram o surgimento de artistas marginais ao mercado cinematográfico e da arte, impondo imagens e representações outras, além da produção de artistas da diáspora, e da produção coletiva de grupos políticos minoritários.

          Queremos discutir quem são os artistas e grupos periféricos que estão surgindo no cinema contemporâneo e nas artes visuais, impondo uma nova agenda para a produção de imagens em geral, capazes de discutir as formas de invisibilidade e esquecimento no que diz respeito aos antigos e recentes modos de exclusão e de re-colonização.


          Possíveis temas:

          - Cinemas produzidos em países que sofreram processo de colonização, ainda durante o período colonial ou após os ciclos de independência;

          - Cinemas produzidos nas periferias;

          - Conceito pós-colonial adotado em contextos de cultura, cinema e pensamento;

          - Pensamento decolonial latino-americano;

          - Cinemas feministas;

          - Cinemas indígenas;

          - Corpos e sexualidades (não-binários, trans, “bichas”, Queer, etc.) marcados socialmente pela exclusão e obliteração, no cinema e artes visuais.


          As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


          Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


          Contactar em caso de dúvidas: paulomfcunha@gmail.com

        • Cinema e Materialidades

          A coordenação do GT Cinema e Materialidades propõe que as propostas de comunicação se foquem no tópico geral “Cinema e Materialidades: Abordagens Metodológicas”, independentemente de poderem ser aceites comunicações fora deste âmbito temático.

          “Cinema e Materialidades: Abordagens Metodológicas” identifica um campo de processos, análises, interrogações em torno das metodologias para investigar as materialidades do cinema.


          Sugestão de tópicos:

          - o cinema como produção material;

          - processos criativos e etapas de desenvolvimento de obras audiovisuais;

          - análise fílmica com um foco nas matérias trabalhadas pelo cinema;

          - relações entre a escrita de argumento, original ou adaptado, e o filme;

          - a construção fílmica a partir de elementos da mise-en-scène (cenário, vestuário, adereços, maquilhagem, iluminação, e performance), da fotografia, do som, e da montagem;

          - censura e autocensura no processo criativo;

          - crítica genética e formas de criação nas artes tradicionais e nas obras audiovisuais;

          - diversidade de processos criativos e diferentes formas fílmicas como o vídeo-ensaio;

          - ligações entre a tecnologia e a criação cinematográfica;

          - novas materialidades da arte digital;

          - arqueologia dos dispositivos da imagem em movimento;

          - preservação e restauro, curadoria e exposição da materialidade dos meios artísticos;

          - teorias da materialidade e fenomenologia.


          As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


          Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


          Em caso de dúvidas sobre este call interno da AIM, contactar: Caterina Cucinotta - caterinacucinotta@fcsh.unl.pt; Sérgio Dias Branco: sdiasbranco@fl.uc.pt / Alfonso Palazón alfonsopalazon@gmail.com .


        • Cinema, Música, Som e Linguagem

          Para além de Michel Chion - A pesquisa académica em som, nos dias de hoje


          Nas últimas décadas, Michel Chion tem sido uma referência fundamental na investigação do som. No entanto, hoje, novas perspectivas estão a ser desenvolvidas por novos investigadores. A transdisciplinaridade e as possibilidades trazidas pela investigação baseada na prática artística são também elementos-chave para quem investiga o som no meio académico. Quais são as principais oportunidades e os desafios que os investigadores encontram nos dias de hoje? Que referências existem para além de Michel Chion? Para a sua convocatória 2022/2023, o nosso grupo de trabalho convida todas as partes interessadas a ajudar no desenho de um mapa da investigação académica contemporânea em som e a contribuírem para este debate.


          As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


          Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


          Email para contacto: Carlos Ruiz Carmona: ccarmona@ucp.pt; Érica Rodrigues: erica.rodrigues@ulusofona.pt

        • Cinema Mudo e dos Primeiros Tempos

          O GT Cinema Mudo e dos Primeiros Tempos convida à apresentação de trabalhos originais sobre cinema mudo e dos primeiros tempos (1895-1930). Nesta primeira chamada aberta, estamos particularmente interessados em:

          - Contributos empíricos, tais como estudos de caso sobre um arquivo, um filme, uma colecção, uma figura histórica, etc.;

          - Contributos sobre historiografias de cinema mudo periféricas pouco estudadas ou com menor divulgação, com ênfase nos contextos ibérico (Portugal, Espanha) e sul-americano (Brasil, Argentina, Uruguai, etc.);

          - Reflexões de ordem teórica e metodológica sobre a investigação do cinema mudo e suas implicações para a história das cinematografias nacionais;

          - Restauro e reciclagem de imagens mudas ou dos primeiros tempos.


          As comunicações podem ser feitas em português, espanhol e inglês.


          As propostas de comunicação devem ser submetidas através de formulário próprio.


          Todas as propostas serão submetidas a revisão cega pela Comissão Científica do XIII Congresso Internacional da AIM.


          Em caso de dúvidas sobre este call interno da AIM, contactar: Sofia Sampaio: sof.sampaio@gmail.com